Durante os 15 anos seguintes, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para sua casa onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A fama dos poderes extraordinário de Nossa Senhora Aparecida foi se espalhando pelas regiões do Brasil devido as graças alcançadas, obrigando a família a construir um oratório, que logo se tornou pequeno.
Por volta de 1734, o padre José Alves Villelas, vigário da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, colocou-a no altar da Capela construída para essa finalidade, no alto do “Morro dos Coqueiros”, a qual foi aberta a visitação pública em 26 de julho de 1745, naquele local ela permaneceu 237 anos, recebendo a homenagem e a gratidão dos brasileiros, em 1834 foi iniciada a construção de uma Igreja maior, que atualmente é conhecida como Basílica Velha, a qual teve a sua conclusão por volta do ano de 1888.
Modelo da Credencial fornecida aos peregrinos do Caminho da Fé
Em 06 de novembro de 1884, a Princesa Isabel visitou pela segunda vez a Basílica e deixou para a Santa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubi, juntamente com o manto azul.
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas. A oito de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros e a partir dessa data passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, bem como o manto azul-marinho. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.
. E em 1929, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial por determinação do Papa Pio XI. Em 1967, no aniversário de 250 anos de devoção, o Papa Paulo VI ofereceu a Rosa de Ouro ao Santuário Nacional inteiramente dedicado a Nossa Senhora Aparecida.
Com o passar do tempo e devido ao grande volume de romeiros, era necessária a construção de um outro templo, bem maior, que pudesse acomodar os mesmos. Por iniciativa dos Missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de novembro de 1955 a construção de uma outra Igreja a atual Basílica, que tem 23.000 metros quadrados, podendo alojar 45.000 fiéis, possuindo ainda em uma torre construída ao seu lado (local onde habitam os padres Redentoristas), um museu sacro, um mirante e uma sala com ofertas e agradecimentos.
Em 1978 a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado que a reduziu em quase 200 fragmentos. Foi totalmente reconstruída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época restauradora do Museu de Artes de São Paulo.
Em 4 de julho de 1980 ainda em final de construção, a Basílica foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor quando da sua primeira visita ao Brasil. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Santuário Nacional; “é o maior Santuário Mariano do mundo”.
Atualmente o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, recebe anualmente cerca de sete milhões de romeiros, o ponto alto das romarias acontece no mês de outubro, quando se comemora o dia da Santa, nesta época a Basílica chega a receber 200 mil fiéis, quase seis vezes a população local.
O trajeto de sua peregrinação
O início atual do caminho para a sua peregrinação é a cidade de Tambaú em São Paulo, ou a cidade de Mococa em Minas Gerais (vide Mapa), daí segue até se encontrarem na cidade de São Roque da Fartura, para, por um único traçado, seguirem em direção a Aparecida conforme o seguinte itinerário:
Primeiro trecho do traçado (Ramal Norte):
De Tambaú a Casa Branca................................. 28 km.
A Vargem Grande do Sul ................................... 31
A São Roque da Fartura (ponto de encontro)........ 23
Segundo trecho do traçado (Ramal noroeste):
De Mococa a São José do Rio Pardo...................... 24 km
A São Sebastião da Grama ................................. 22
A São Roque da Fartura ..................................... 27
Trecho comum:
De São José da Fartura a Águas da Prata .............. 16 km
A Andradas ........................................................ 32
A Serra dos Lima ................................................ 14
A Barra .............................................................. 07
A Crisólia ........................................................... 15
A Ouro Fino ....................................................... 07
A Inconfidentes .................................................. 08 km
A Borda da Mata ................................................ 22
A Tocos do Moji ................................................. 19
A Estiva ............................................................ 22
A Consolação ..................................................... 19
A Paraisópolis .................................................... 21
A Luminosa ........................................................ 24
A Campista ........................................................ 17
A Campo do Jordão ............................................. 20
A Piracuama ....................................................... 23
A Pindamonhangaba ........................................... 29
A Roseira ........................................................... 18
A Aparecida ......................................................... 10
A cidade de Aparecida, ponto final da peregrinação, é o local onde se encontra a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Existe em todo o trajeto acima referenciado, uma boa rede de albergues e hotéis, bem como facilidades outras a disposição dos peregrinos. Dando continuidade ao trabalho que se encontra em desenvolvimento, o seu traçado será sempre alterado visando agregar outras cidades a referida rota de peregrinação a Nossa Senhora Aparecida.
A semelhança com o Caminho de Santiago de Compostela, o peregrino receberá uma credencial onde diariamente irá registrar sua passagem pelas diversas cidades através um carimbo e, ao chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, terá a mesma devidamente atestada como cumprida a sua peregrinação.
Uma Associação, a “AACF – Associação dos Amigos do Caminho da Fé”, foi fundada no sentido de melhorar, manter e fiscalizar o caminho, bem como todo o trabalho de divulgação não só no Brasil como no exterior, da Fé em Nossa Padroeira. A mesma sem fins lucrativos, tem como sócios mantenedores às Prefeituras dos Municípios que compõem o Caminho. Sua sede atualmente fica em Águas da Prata – SP. A Avenida Armando Sales de Oliveira, 196 (junto a Pousada do Peregrino).
Para maiores informações aconselhamos consultar o site www.caminhodafe.com.br